quinta-feira, 24 de novembro de 2011

O teatro foi à escola

No dia 14 de novembro, assistimos a uma peça de teatro no Centro Social de Arcozelo.
O nome da peça era "O rapaz de bronze".
A peça foi interpretada por alguns utentes da A.P.A.C.I, que fizeram uma excelente interpretação. A personagem que achei que fez o melhor papel foi o gladíolo, mas todos estiveram bem.
No regresso à escola fomos apanhados pela chuva, mas foi uma boa maneira de chegarmos mais rápido, pois acelarámos o passo. Foi um dia muito divertido.
Agora, só temos que aguardar a próxima saída da escola.

Gonçalo Gonçalves Miranda

O Rapaz de Bronze


No dia, 14 de novembro, fomos ao A.T.L. do Centro Social ver uma peça de teatro com o titulo, "O rapaz de bronze", tendo sido representada pelos meninos da APACI. 
Esta peça falava de um belo jardim cheio de flores, onde, também, havia uma estátua de um rapaz em bronze, que durante a noite tinha o privilégio de ver as flores ganhar vida, e as flores a ele. 
Durante a peça, houve várias músicas cantadas pelas "flores". A flor principal, que era um crisântemo, quando cantou a sua música veio tocar nas nossas mãos.
A peça foi muito divertida e os meninos representaram muito bem, nem pareciam diferentes!
No fim, regressamos à escola. Da parte da tarde, representamos a peça à nossa maneira. 

Rafael Filipe Martins Lopes, nº 24, 3º L.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Peça de teatro representada pelos alunos da A.P.A.C.I.


O Rapaz de Bronze










Nós fomos ao ATL ver uma peça de teatro, "O Rapaz de Bronze".
As personagens eram: o Cravo, a Rosa, o Gladíolo, a Tulipa, a Orquídea, a Begónia, a Camélia, o Rapaz de Bronze, o Jardineiro, a Florinda e o Rouxinol.
A história fala-nos da vaidade dos Gladíolos em relação às outras flores e do amor secreto das Camélias, das Orquídeas e das Begónias. Diz-nos, também, que o Jardineiro não podia escolher mais flores sem pedir autorização ao Rapaz de Bronze. As flores decidem fazer uma festa e falaram com a Florinda para ela ir convencer o Rapaz de Bronze. Este aprovou a festa, e todos os que faziam parte dela dançaram e divertiram-se.
A autora desta história é a Sophia Mello Breyner.

15/11/2011
Ana Beatriz Figueiredo Braga
Nº 2, da Turma do 3º L.

domingo, 13 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho

11 de novembro de 2011, dia de S. Martinho!












 Acordamos com uma manhã chuvosa e pouco convidativa para a festa. Mas aconteceu o milagre!!!

Da parte da tarde, S. Martinho "arregaçou as mangas" e presenteou-nos com alguns raios de sol, permitindo que a nossa festa fosse realizada com alegria no recreio da Escola.

Fizemos uma fogueira, onde assamos castanhas como ato simbólico. Além disso, cantamos canções, fizemos jogos tradicionais e assistimos à representação da "Lenda de S. Martinho" pelos alunos do 4º ano de escolaridade.

Por fim, saboreamos castanhas assadas, na padaria, que foram acompanhadas com sumo.

Esta nossa festa teve a colaboração do CRES, que nos ajudou a fazer um marcador de livros em forma de castanha. Os nossos agradecimentos também vão para os nossos pais, que colaboraram connosco na construção do painel que temos na Escola sobre o S. Martinho.

Halloween na nossa escola








Até parecia que era dia de Carnaval ! As nossas fantasias e os nossos trabalhos estavam muito bonitos  e criativos. O importante é participar e festejar o momento com fantasia e alegria.
Houve muitas doçuras e algumas travessuras...

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A história "Corre, corre cabacinha" apresentada pelos professores da Biblioteca do Agrupamento Gonçalo Nunes

Hoje, 7 de novembro, a nossa hora do conto foi muito divertida. Além de ouvirmos a história, também tivemos a oportunidade de assistir à sua representação através de fantoches.







Todos participamos com muito interesse  e ficamos encantados com  as personagens que entraram na representação.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Histórias com música” – dinamizada pela Biblioteca do Agrupamento



Os músicos de Brémen – animais
Burro – Russo; cão – Fiel; gato – Novelo; galo – Heitor

Era uma vez um burro muito velho que se chamava Russo. O seu dono queria substitui-lo por outro burro mais forte. O Russo quando se apercebeu que o dono o queria vender fugiu na direção de Brémen. A caminho de Brémen encontrou mais três amigos, o cão Fiel, o gato Novelo e o galo Heitor. Todos os donos deles queriam fazer-lhes mal.
Quando escureceu deitaram-se num carvalho, o Novelo e o Heitor em cima e em baixo o Russo e o Fiel. Ao longe avistaram uma luz e caminharam até ela. Quando chegaram lá o Russo que era o mais corajoso e o maior avançou e viu três ladrões à volta de uma mesa cheia de iguarias.
Os animais tiveram uma ideia esplêndida e puseram-na em prática. O Russo levantou-se e o Fiel subiu para as costas do burro, o Novelo trepou para as costas do Fiel e o Heitor para cima da cabeça do Fiel. Juntos assustaram os ladrões.
Mas depois o chefe dos ladrões mandou o seu homem mais desastrado à casa. Quando chegou à casa, os animais já estavam a dormir, ele foi para dentro da casa e acordou os animais e o Novelo arranhou-lhe a cara, o Fiel mordeu-lhe a perna e o Russo deu-lhe um coice e o Heitor furou-lhe os tímpanos.
E os ladrões não foram lá nunca mais e os animais viveram lá o resto dos seus dias.

André Lucas
3º L


Hoje, tivemos uma manhã diferente. Fomos ouvir uma história no Centro Social de Arcozelo dinamizada pelos professores da Biblioteca do Agrupamento.

A história chamava-se "Os músicos de Brémen", que foi contada pelo professor Rui, que era um professor muito original, porque inventou uma canção para nós.

Regressamos um pouco tristes, porque queríamos ouvir mais, mas ficamos com uma bela lembrança nas nossas mentes.
Gonçalo Gonçalves Miranda

Os músicos de Brémen

No dia 20 de outubro de 2011, realizou-se no A.T.L. de Arcozelo a projeção de uma fábula com música, dirigida aos alunos da Escola do Bairro 1º de Maio. 
A apresentação da fábula coube à professora Bibliotecária do Agrupamento Gonçalo Nunes. O professor Rui  teve uma tarefa importante, não só a contou, mas também entoou as canções que faziam parte desta história .
A fábula conta a história de quatro animais (um burro, um cão, um gato e um galo) que já estando velhos e cansados decidiram mudar de vida. Pelo caminho, foram-se conhecendo, uns aos outros, e decidiram que iriam para Brémen para serem músicos. Juntos viveram aventuras divertidas e formaram uma banda onde o galo era o "rei".
No final, os alunos regressaram à escola. No
recreio, falaram e imitaram os animais da fábula.

01/11/2011 Rafael Filipe Martins Lopes